A mais aceita teoria relativa à formação do universo, apesar de todas as restrições que se lhe possam fazer é a do big-bang, ou seja, a explosão inicial que teria dado origem ao universo em expansão.
Segundo essa teoria, também poderia ser D-us o Agente impulsor que teria reunido toda essa energia no fulcro central, ordenando-a segundo leis imutáveis e tidas como perfeitas, capazes de fazer com que o cosmo tenha vida efetiva, o que é observada por nós, apesar dos parcos recursos de que dispomos.
Nessa teoria, mesmo que o início de tudo não tenha sido uma Grande explosão, nem uma big explosão ou que tenha sido com muita PAZ, o que se tem com certo na física, é que a energia cósmica - erroneamente chamada de FCU (fluido cósmico universal) -, por si só, jamais seria capaz de se alterar e, como tal, se, sobre ela não atuassem agentes externos, modulando-a, não haveria nenhuma forma do estado material. Devemos pensar quais os gazes que atuarão nesta dita explosão? Eles existem ainda hoje? Foram eles que planejarão o Universo? Se existem continuam pensantes? Ou será que eles involuirão?