sábado, 26 de fevereiro de 2011

DESCUBRA UM MUNDO SELVAGEM NO SISTEMA SOLAR


Agora, uma estrela distante pode nos dar pistas sobre como os corpos celestes se comportam quando a ordem é ausente. O telescópio espacial Spitzer captou um jovem sistema solar que partes do frenesi que teria modelagem dinâmica nosso sistema próprio solar em seus primeiros anos de vida (relativizar o conceito de infância, é claro).

A estrela é chamada HR 8799 e não é estranho ao mundo astronômico. Já em 2008 se tornou uma das primeiras estrelas com planetas observados diretamente da superfície da Terra. De observatórios Havaí previu três planetas, com massa 10 vezes maior que Júpiter cada orbita a estrela.

A estrela HR 8799, maior do que o Sol e mais jovem, tem cerca de 129 anos-luz da Terra. Eles estavam muito confiantes astrônomos que controlava a dados do Spitzer, mas tenho uma surpresa para ser capaz de capturar as nuvens de poeira causada pelo comportamento caótico dos planetas.

Estes planetas orbitam a estrela é muito jovem, e preocupante para alguns pequenos corpos celestes (cometas e possivelmente corpos gelados semelhantes aos do Kuiper belt).

"O sistema é muito caótico e colisões estão formando uma grande nuvem de pó", explica Kate Su, da Universidade do Arizona. Assim que nós entendemos, é como uma mesa de sinuca em questão. A grande massa dos planetas faz com que os pequenos corpos do tiro sair por aí e colidem umas com as outras. Segundo os astrônomos, os planetas ainda não atingiram suas órbitas final, assim que o filme tem ainda ação por algum tempo. 
O FILOSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário